Tópicos

6 lugares inesperados para encontrar energia solar

05 de Julho, 2015. Por Cláudio Martins

Se perguntassem a você onde podemos encontrar células de energia solar, qual a primeira resposta que viria na sua cabeça? Se você respondeu no telhado de uma casa, então sua resposta é igual à esmagadora maioria das pessoas.

Isso porque, à medida que a energia solar vem se tornando mais popular, é cada vez mais comum vermos casas com painéis fotovoltaicos instalados em seus telhados. E antes mesmo desta tecnologia entrar na moda, pequenas células já eram utilizadas em calculadoras e relógios, como estes da foto acima.

Mas já pensou andar de bicicleta em uma ciclovia feita com células fotovoltaicas ou dar uma volta em um avião abastecido pelo sol? Conheça agora estes e outros lugares inesperados para encontrar energia solar.


#01 Avião movido pelo sol

Avião Solar

O Solar Impulse 2 é um avião movido a energia solar, que decolou no dia 09 de Março de 2015 de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, em sua primeira tentativa de voar ao redor do mundo sem usar nenhum outro tipo de combustível além da luz do Sol.

A envergadura da aeronave feita de fibra de carbono é de 72 metros – maior que um Boeing 747. Mais de 17.000 células solares construídas sobre as asas fornecem energia para abastecer os quatro motores elétricos e recarregar as baterias de lítio.


#02 Ciclovia solar

Ciclovia Solar

Esta ciclovia holandesa, chamada SolarRoad, possui 70 metros de comprimento e funciona como um grande painel solar. Os proprietários, um consórcio de empresas holandesas e um governo provincial holandês, revelou que pretende estendê-la a 100 metros nos próximos dois anos.

Células solares padrões de silício são montadas em lajespré-fabricadas de concreto, de 2,5 metros por 3,6 metros de tamanho, e uma camada de vidro temperado com menos de 1 cm de espessura.

Um desafio técnico foi tornar a camada superior translúcida e livre de poeira o suficiente para garantir que os raios solares cheguem até as células, mas sem prejudicar a resistência e a segurança da via.

Desde que foi inaugurada, no outono de 2014, a ciclovia já gerou mais de 700 kWh de energia solar, correspondendo às expectativas. O objetivo é produzir energia suficiente para abastecer de 2 a 3 famílias em um ano.


#03 Lixeira solar

Lixeira Solar

A empresa americana BigBellySolar vende lixeiras e compactadores de reciclagem alimentados por células solares. Já são cerca de 30.000 destas em cidades como Nova York, Chicago, Berlim e Amsterdã.

Os painéis solares em cima de cada lixeira alimentam uma bateria, que armazena energia suficiente para fazer o compactador trabalhar por mais de 72 horas sem luz solar.

Os recipientes também são “inteligentes”: utilizam dados de celular para se comunicarem com os servidores da empresa e emitem um alerta quando precisam ser esvaziados, evitando viagens desnecessárias para tirar o lixo e, assim, economizando dinheiro.


#04 Barco solar

Barco Solar

O MS Turanor PlanetSolar é o maior barco solar disponível, com 35 metros de comprimento. O catamarã conta exclusivamente com painéis solares, que fornecem energia para 06 baterias de íon-lítio. Com uma carga completa, pode navegar por 72 horas na mais inteira escuridão.

O barco, construído em 2008 na Alemanha por cerca de 12milhões de Euros, é de propriedade de Immo Stroeher, um empresário alemão defensor da energia solar. Turanor fez uma turnê mundial em 2010, deixando Mônaco e voltando 584 dias mais tarde, após 52 portos de escala.

O nome Turanor deriva de uma língua inventada pelo escritor J.R. R. Tolkien, autor de “Senhor dos Anéis” e significa “o poder do Sol”. Atualmente a embarcação tem sido utilizada como uma plataforma científica para investigação em algumas missões de pesquisa.


#05 Tenda solar

Tenda Solar

Esta barraca solar é apenas um pequeno exemplo de como os militares dos EUA estão aproveitando o poder do sol.

O Departamento de Defesa pretende que pelo menos 25% da energia utilizada em suas instalações sejam produzidas a partir de fontes renováveis até 2025.

Uma tenda com painéis solares flexíveis, por exemplo, forneceria energia para baterias, computadores e outros equipamentos, ou seja, os soldados não teriam que transportar geradores e grandes quantidades de combustível.

Além disso, cientistas do exército também estão trabalhando na próxima geração de produtos fotovoltaicos: os têxteis. O objetivo é criar um tecido capaz de produzir energia, que poderia ser utilizado em camisas, por exemplo. Um desses produtos, também em fase de testes de campo, é um fino painel solar dobrável que pode ser guardado no bolso de um soldado e suficiente para energizar óculos de visão noturna e outros equipamentos eletrônicos.


#06 Estacionamento solar

Image title

Uma área de estacionamento coberto com painéis solares não é algo que você encontra em todos os lugares. Apesar disso, construir estacionamentos deste tipo é uma decisão natural: motoristas estão em busca de sombra e proteção contra o mau tempo, enquanto que a empresa proprietária do estacionamento produz sua própria energia.

O foco principal ao se decidir por instalar uma garagem ou estacionamento solar é na economia, mas outros benefícios auxiliares possuem enorme importância. Um desses benefícios é o imenso retorno positivo para a imagem da empresa que constrói seu próprio estacionamento ecológico, pois as vagas ocupadas ajudam a compensar a poluição causada pelos carros.

 

Você já conhecia algumas dessas aplicações? Caso tenha interesse em conhecer mais ou propor novas soluções, visite o site da Enova e entre em contato. Temos uma equipe focada na criação de novas soluções em energia solar e adoraríamos ouvir suas sugestões.

Voltar