Tópicos

Energia elétrica deve aumentar mais de 18% no Maranhão

31 de Maio, 2017. Por Cláudio Martins

Sim, a tarifa de energia elétrica vai aumentar de novo aqui no Estado.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, na última terça-feira (23), a abertura de audiência pública para a 4ª Revisão Tarifária Periódica da Companhia Energética do Maranhão (Cemar).

De acordo com os cálculos do órgão, o aumento médio para os consumidores de energia elétrica do Maranhão deverá ser de 18,75%. Para André Pepitone, relator do processo na Aneel, esse reajuste reflete o investimento em ativos realizados pela companhia, o que aumenta a tarifa.

Vale lembrar que, como informamos aqui no blog, o ICMS sobre a conta de energia já havia sofrido alteração no mês de março, aqui no Estado. Somando o reajuste tributário no início do ano e o reajuste tarifário previsto para agosto, uma residência que pagava cerca de R$ 250 de conta de luz no começo de 2017, vai passar a pagar cerca de R$ 320, ou seja, um aumento de mais de 28% em apenas 6 meses.

 

COMO SE PROTEGER DOS AUMENTOS REPENTINOS NA CONTA DE ENERGIA?

Além de representar um gasto substancial a longo prazo, a conta de energia também representa um fator de incerteza no orçamento residencial e empresarial. Embora a tarifa seja regulada, consumir a energia fornecida pela concessionária local não é a única forma de abastecer sua casa ou empresa com eletricidade.

Uma alternativa é a adoção de um sistema de energia solar que, além de contar com uma fonte inesgotável e gratuita de energia - o Sol -, não cobra reajustes.

Como detalhamos melhor em outro artigo, o sistema de energia solar funciona como uma compra antecipada de energia. Assim, o consumidor não fica suscetível aos aumentos de tarifa e de impostos, além de economizar até 95% na conta de luz.

E o melhor de tudo: além de contar com garantia de 25 anos dos painéis, hoje já existem diversas formas de financiamento com condições muito atrativas.

Ainda dá tempo de se proteger dos aumentos. Peça um orçamento gratuito com a Enova e descubra tudo que a energia solar pode fazer por você.

Faça uma simulação gratuita!

Voltar