Energia Solar

A energia solar é a energia proveniente da luz e do calor do Sol, podendo ser aproveitada por diferentes tecnologias para os mais diferentes tipos de aplicações, especialmente a energia solar térmica e a solar fotovoltaica.

O Sol, por ser uma fonte de energia limpa, gratuita e abundante, faz com que os sistemas de energia contribuam não apenas para a redução da emissão de gases do efeito estufa, mas também que sejam uma excelente forma de economizar dinheiro.

Quem utiliza energia solar térmica ou fotovoltaica economiza milhares de reais todos os anos, além de contribuir para um mundo cada vez mais sustentável.

Energia Solar Térmica

A energia solar térmica usa o calor do Sol diretamente para aquecer água. Os sistemas de energia solar térmica são formados por coletores solares, que transferem o calor captado para água, que é armazenada e mantida aquecida em um reservatório chamado de boiler.

Este tipo de sistema é utilizado para produzir água quente para chuveiros ou piscinas e, apesar de não gerar eletricidade, ajudam a reduzir significativamente a conta de energia pois substituem os chuveiros elétricos e os sistemas de aquecimento elétrico tradicionais.

Se você possui uma residência, hotel, pousada ou qualquer outro estabelecimento que utiliza água quente, esta é a solução certa para você.

Energia Solar Fotovoltaica

A energia elétrica produzida diretamente a partir da luz Sol é chamada de energia solar fotovoltaica. Para aproveitá-la são necessários painéis fotovoltaicos e outros equipamentos eletrônicos, que convertem a energia gerada nos painéis e a deixam pronta para o consumo.

Por ser uma forma de energia gratuita, limpa e abundante, a energia fotovoltaica pode ser utilizada em praticamente qualquer local e para os mais diversos fins, desde acender uma simples lâmpada até abastecer toda uma cidade de forma barata e sustentável.

Sistemas Fotovoltaicos Isolados

Os sistemas fotovoltaicos isolados são utilizados quando não há a opção de conexão à rede elétrica convencional, ou ela não é confiável. Normalmente esses sistemas são instalados em zonas rurais ou ilhas.

Este sistema armazena a energia elétrica dos painéis em um banco de baterias, carregando-as através de um equipamento conhecido como controlador de carga, aumentando a eficiência e segurança do carregamento.

Outro equipamento, chamado de inversor isolado, utiliza as baterias para criar a rede elétrica na qual os eletrodomésticos, luzes ou outros equipamentos serão conectados.

Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede

Os sistemas fotovoltaicos conectados à rede são indicados para quem deseja reduzir os gastos com a conta de luz de forma inteiramente sustentável. Diferentemente dos sistemas isolados, os sistemas conectados à rede dispensam o uso de bateria, reduzindo os custos e aumentando a vida útil da instalação.

Toda energia gerada pelos painéis é injetada na instalação elétrica, fornecendo eletricidade para qualquer eletrodoméstico ou eletrônico enquanto houver Sol. Durante a noite ou dias nublados, parte da energia será fornecida pela concessionária, dispensando a utilização de baterias.

O medidor de energia é substituído por outro, conhecido como medidor bidirecional, que registra não só a energia consumida, mas também a gerada, em conformidade com a Resolução 482 da ANEEL. No fim do mês, o consumidor paga apenas a diferença entre a energia consumida e a gerada. Caso a geração seja maior do que o consumo, a energia excedente é convertida em créditos ao consumidor, com validade de 03 anos, que podem ser utilizados como descontos nas contas de luz de qualquer unidade consumidora registrada em seu nome.