O Grupo Equatorial Energia realizou na última sexta-feira (16) um avanço significativo no setor espacial com a entrega da Rede Elétrica Inteligente no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Essa iniciativa inovadora promete revolucionar os lançamentos de foguetes e satélites, proporcionando maior confiabilidade e autonomia para as operações espaciais.
A rede elétrica inteligente, desenvolvida pelo Grupo Equatorial Energia, representa um marco na história dos lançamentos espaciais no Brasil. A tecnologia avançada implementada no CLA permitirá o gerenciamento eficiente e inteligente da energia elétrica, contribuindo para um ambiente de lançamento mais seguro e confiável.
A construção da rede é resultado de um convênio entre a Equatorial e o CLA assinado em junho de 2020. Todo o projeto foi desenvolvido por meio do programa de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Equatorial Energia e Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), tendo o Instituto de Energia Elétrica (IEE) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) como parceiro tecnológico de desenvolvimento, e contando também com as parcerias da Força Aérea Brasileira (FAB), da Agência Espacial Brasileira (AEB), além da Enova Energia, empresa provedora de soluções energéticas e sistemas de energia solar do Grupo Equatorial.
Com sua expertise em energia solar, a Enova Energia desempenhou um papel fundamental na implantação de uma infraestrutura sustentável e confiável no Centro de Lançamento de Alcântara. A incorporação de uma rede de energia solar proporcionará uma fonte alternativa de energia limpa, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e fortalecendo a sustentabilidade ambiental.
A microrrede, que alimenta os prédios do CLA em média tensão (MT), é capaz de integrar 3 fontes energéticas: convencional, solar e geradores a diesel, bem como um sistema de armazenamento de energia. Além disso ela é capaz de se conectar à rede elétrica externa ou se isolar de forma automática e completamente seamless, conseguindo realizar transições entre os modos on-grid (conectado a rede) e off-grid (operação isolada) de maneira completamente imperceptível e automática sem chaveamento ou quadros de transferência.
Com isso, a rede elétrica inteligente implementada pelo Grupo Equatorial Energia e a Enova Energia irá fornecer maiores possibilidades de fornecimento de energia de forma eficiente e inteligente para o CLA. Fornecendo segurança e autonomia aos lançamentos de cargas úteis no espaço e permitindo otimização financeira através da arbitragem de energia entre horário de ponta e fora ponta. Além disso a capacidade de monitoramento em tempo real, juntamente com a rápida detecção de falhas e intervenções automatizadas, garantirá um ambiente operacional mais confiável e eficiente.
Características da rede - A rede elétrica inteligente gera energia solar e conta com 2.832 painéis solares de 445 Wp (Watt-pico). A usina fotovoltaica, implantada pela Enova; possui 1,26 MWp (Megawatt-pico), capaz de gerar 1.823 MWh de energia por ano. O projeto contempla também um robusto sistema de armazenamento de energia, que conta com um sistema de baterias (BESS) de tecnologia de íons-lítio, que armazenam o triplo de energia, se comparada aos outros tipos de bateria, com potência instalada de 1MW e 1MWh de capacidade de armazenamento.
Redução no consumo de energia do CLA – Além de fornecer resiliência e segurança, a implementação dessa rede também vai trazer o benefício de uma redução de 30 a 40% do consumo de energia mensal do CLA.
O Superintendente da Enova Energia, João Caracas, comenta que "foi uma honra para a Enova participar de um projeto de tamanha relevância. Essa é uma das primeiras microrredes funcionais do Brasil. Ela possui algumas características que a tornam muito únicas: o foco em sustentabilidade, resiliência e o local tão especial em qual ela foi construída”, pontua João, que destacou ainda a importância de contribuir com a modernização tecnológica contínua do Centro de Lançamento de Alcântara.
A rede elétrica inteligente no Centro de Lançamento de Alcântara é um exemplo do comprometimento do Grupo Equatorial Energia e da Enova Energia em promover inovação e excelência em infraestrutura energética.