Nos últimos anos, temos presenciado um avanço nas novas formas de geração de energia. Uma das opções que está ganhando destaque é a energia solar por assinatura, uma modalidade que oferece uma alternativa sustentável e economicamente viável para o fornecimento de energia.
O que é a assinatura de energia solar?
A assinatura de energia solar é a utilização de créditos de energia gerados em uma usina solar e distribuídos aos consumidores. Esses créditos são inseridos na rede da distribuidora, proporcionando economia mensal no consumo de energia dos clientes, graças à modalidade mais acessível de geração de energia.
A assinatura de energia solar distribui essa fonte limpa de energia sem exigir a instalação de painéis solares, disponibilizando-a por meio de créditos. Este modelo proporciona uma transição suave para a energia renovável, tornando-a acessível.
Como funciona?
A assinatura de energia solar funciona de maneira simples e prática. Como visto, a energia é gerada por meio de painéis fotovoltaicos instalados em usinas solares.
Ao realizar a adesão de assinatura de energia solar, o cliente passa a fazer parte de uma Associação civil que possui usinas solares e rateia os créditos de energia dela, de forma que o consumidor recebe uma parcela desses créditos, permitindo uma economia mensal.
Quais são as vantagens da energia solar por assinatura?
O principal destaque é o custo-benefício. Afinal, é possível ter acesso à energia solar, e à economia que ela proporciona, sem realizar obras para a instalação de painéis solares ou fazer investimentos.
Mas as vantagens da energia solar por assinatura não param por aí.
Confira outras a seguir:
- Facilidade de contratação — o processo de assinatura é feito de forma digital;
- Utilizar uma fonte de energia limpa;
- Economia no consumo de energia;
- Não possui taxa de manutenção.
Quer saber mais sobre a Assinatura de Energia Solar? Dadyla Lohanny, Assistente de Planejamento da Enova, esclarece o assunto através do quadro "Enova Explica". Confira: