Entre os países que mais registram investimentos com a geração de energia elétrica, o Brasil se destaca, com cerca de R$ 90,5 bilhões já investidos em energia solar desde 2012. O dado da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) atesta que, com a redução de preços dos equipamentos e o alto custo da energia elétrica, milhares de brasileiros optaram por gerar a sua própria energia, garantindo economia a ampliação de conforto.
Esses foram os motivos que levaram Wilmar Ferreira, coordenador de planejamento de obras e projetos, incorporar a energia solar em sua residência. “Ao longo da vida, a gente vem percebendo que para ter um certo conforto em nossa casa, é necessário fazer um investimento voltado também para questões ambientais. Por isso, decidimos dar esse passo para alcançar uma maior qualidade de vida associada ao meio ambiente”, conta.
O projeto de energia solar
A residência de Wilmar Ferreira agora é equipada com um sistema que gera 474 kWh por mês através da instalação de nove placas RISEN 445W e um inversor GW3K. Esse investimento não apenas reduz os custos de energia, mas também coloca Wilmar no caminho para uma casa mais sustentável e ecologicamente consciente.
A implementação da energia solar trouxe benefícios à rotina diária de Wilmar Ferreira. Dono de uma shih tzu chamada Laika, a decisão de adotar uma energia renovável foi motivada pelo desejo de proporcionar um ambiente mais confortável para sua companheira canina. “O maior gasto de energia hoje é a sala e o quarto por conta da refrigeração e o conforto da Laika que é a princesa da casa, por ser uma shih tzu ela tem muitos pelos. Então isso também pesou na hora de fazer um investimento em energia solar”, explica.
Confira a história completa de Wilmar Ferreira no quadro Geração Enova: