A adoção de práticas de sustentabilidade no setor da medicina laboratorial contribui de maneira significativa para a redução do impacto ambiental e para a eficiência operacional. O Laboratório Amaral Costa Medicina Diagnóstica investe em medidas sustentáveis com a implementação de um sistema de energia solar.
O laboratório adotou a usina fotovoltaica como prática de sustentabilidade em 25 de novembro de 2022. A iniciativa foi baseada principalmente nos benefícios que a utilização da energia solar proporciona, conforme afirma o Diretor financeiro e responsável do setor de imagem do Amaral Costa Medicina Diagnóstica, Carlos Amaral.
“A preocupação com as emissões de dióxido de carbono (CO2) e a conscientização sobre as mudanças climáticas têm levado questões importantes para se buscar alternativas mais limpas e sustentáveis para a geração de energia. A adoção de fontes de energia renovável como usinas solares foi uma maneira eficaz para reduzir a pegada de carbono e contribuir para a proteção do meio ambiente”, ressalta.
Atualmente, a usina fotovoltaica é responsável por gerar e distribuir energia elétrica para aproximadamente 26 unidades do Grupo Amaral Costa. As usinas já geraram 431,81 Megawatt-hora (MWh), que equivale à 172,70 toneladas de carvão padrão poupado, 208,08 toneladas de CO2 evitado e 280,17 equivalentes a árvores plantadas.
Ao adotar a energia solar, o Laboratório Amaral Costa demonstra seu compromisso com a responsabilidade ambiental e a busca constante pela sustentabilidade, que faz parte de sua trajetória.
Confira à história completa do Laboratório Amaral Costa no vídeo abaixo.